Novo despacho 8632/2014
Novo despacho 8632/2014
O despacho n.º 8632/2014 revoga o Ofício Circulado n.º 50.001/2013, com as principais alterações:
Criação dos documentos emitidos pelos programas de faturação:
Os programas informáticos de faturação devem assinar quaisquer documentos emitidos com eficácia externa, com excepção dos recibos, nos termos dos artigos 6.º e 7.º da Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho.
Processo de identificação (assinatura) dos documentos e subsequente gravação nas bases de dados:
- Qualquer documento emitido pela aplicação certificada, impresso ou enviado por via electrónica, não susceptível de ser assinado, nomeadamente os recibos, deve conter impressos obrigatoriamente a expressão " Emitido por programa certificado n.º
- Quando a impressão de faturas e documentos rectificativos, guias de transporte, guias de remessa e quaiquer outros documentos de transporte, resultar mais do que uma página, devem exibir em todas elas a designação do tipo de documento, a respectiva numeração, os valores acumulados (transportados e a transportar), o respectivo n.º de página e o n.º total de páginas. Os apuramentos globais de base tributável, apuramento de impostos e total do documento, quando existirem, devem constar exclusivamente na última página.
Integração de documentos através de duplicados que não integram a cópia de segurança (backup), quando houver necessidade de reposição de dados por inoperacionalidade do sistema
- Para referenciar um documento original recolhido na aplicação, deve ser utilizado o código interno do tipo de documento, a série e o n.º do documento original, e não a identificação única do documento (InvoiceNo ou DocumentNumber) atribuído pela aplicação ao documento recuperado.
Outros requisitos da aplicação:
- O controlo de emissão de notas de crédito parciais, face às quantidades e valores das respectivas facturas a rectificar.
- Que os descontos, quando existam, devem situar-se no intervalo entre 0 e 100 %.
- Que a parametrização e desenho dos formulários de impressão dos documentos seja efectuada pelo produtor de software ou, caso seja facultado ao utilizador a possibilidade de criação de novos tipos de documentos, estes sejam validados pelo produtor de software, por exemplo, através de assinatura digital.
- A manutenção da informação relativa a todos os documentos emitidos no seu repositório de dados - Documentos comerciais (SourceDocuments) do ficheiro SAF-T (PT). Deve possuir mecanismos de controlo que, quando atingido o limite da capacidade da base de dados ou do suporte físico da mesma, forcem a produção externa de cópias de arquivo, por forma a garantir a capacidade de exportação do SAF-T (PT) com os requisitos da portaria da certificação e o cumprimento do prazo estabelecido no n.º 1 do artigo 52.º do CIVA.
-
Praesent lacus quam, tempus pharetra aliquet vitae, venenatis non risus. Quisque elementum viverra dolor, a sagittis mauris tristique vel. Donec porttitor fermentum ante, et facilisis ipsum laoreet eget. Quisque mauris nisi, porttitor at hendrerit eu, condimentum sed nunc. Quisque iaculis eleifend facilisis. Vivamus in nisi et ante malesuada ullamcorper. Phasellus sed erat velit.Sit amet sodales neque. Morbi quis erat eros. Sed nec ligula ligula, id euismod mauris. Vestibulum in turpis metus. In volutpat fermentum ligula, et blandit quam ullamcorper quis. Pellentesque vehicula dignissim sapien, a ornare neque pharetra vel. Sed vulputate accumsan ipsum, id imperdiet neque eleifend a. Donec sem risus, suscipit in ornare vitae, pharetra vitae urna.
-
Legislação
-
Software Certificado Quem usar programas e equipamentos que não cumprem todos os requisitos legais sofrerá sanções pesadas.
-
Inventários Obrigatoriedade de Comunicação eletrónica do inventário...
-
Software Atualizado Aumentou para 1500€ a coima mínima por não utilizar software certificado...
Arquivo
"Tornar o simples complicado é comum; tornando o complicado simples, impressionantemente simples, isso é criatividade"
- Charles Mingus






